16 fevereiro 2006
  Drag Kings na Folia

... lá no Bolacha Ilustrada.
 
13 fevereiro 2006
  Uma dupla do barulho
[por Vange Leonel]
coluna GLS publicada na Revista da Folha em 12/02/2006

Elas são casadas há quase duas décadas. Informalmente, já que casamento entre pessoas do mesmo sexo não é legalizado no Brasil. Mesmo assim, elas são casadas. Seus amigos solteiros costumam dizer que, se um dia casarem, querem um casamento como o delas. Os casados nelas se espelham. E todos perguntam: qual o segredo de um casamento tão firme e duradouro?

Elas dizem que não há segredo ou fórmula a ser seguida. Mas, generosamente, passam uma regrinha simples: jamais carreguem nas costas o peso da obrigação ou a expectativa da eternidade. "Nenhum amor é eterno a não ser aquele que se prolonga, indefinidamente, sabendo-se efêmero", elas dizem. Eu até usei a frase num livro que escrevi. Por essas e por outras, agradeço a elas a inspiração, a amizade e a sabedoria compartilhada.

Um dia, uma conhecida ousou dizer que ficar tanto tempo casada com a mesma pessoa só poderia ser falta de imaginação. Elas não se ofenderam com o comentário, julgando-o fruto de uma inveja tola. Mas fizeram questão de corrigir: "Engano seu, é preciso muita imaginação". Se fossem esnobes, poderiam ter citado Heráclito ("Não cruzarás o mesmo rio duas vezes, porque outras são as águas que correm nele") lembrando que o casamento não é estático nem travado de antemão: flui. Nada é monótono se existe imaginação.

Nunca vi duas pessoas tão diferentes e tão parecidas. Elas têm temperamentos quase opostos, mas concordam nos aspectos mais essenciais: na ética e no que esperam de seu amor. Porque, do amor, elas esperam só amor. Nada mais.

© Folha de S.Paulo
 
08 fevereiro 2006
  Noite Preta
li na semana passada o novo livro do Edu Giannetti, "O valor do amanhã", sobre as raízes naturais dos juros ou como a troca intertemporal é parte da natureza humana. Concordo: a coisa é atávica. "Pague hoje, usufrua amanhã" ou "usufrua hoje, pague amanhã"?

Na primeira parte do livro, Giannetti aborda a troca intertemporal sob o ponto de vista evolutivo. Para mim, darwinista diletante, o autor incorreu um pouco no erro teleológico, como no trecho: "entre guardar os recursos ´debaixo do colchão´ e aplicá-los a juros convidativos na usina conversora que é a folhagem, a árvore abraça a segunda opção". Peraí. Por mais que a simplificação aí tenha um propósito didático, não dá pra atribuir intenção à árvore. Afora essa tentação teleológica (que é comum, infelizmente, quando se fala em evolução), outra coisa me incomodou no livro: apenas citações de autores homens, como se a História do Pensamento Universal tivesse sido escrita apenas por homens. Ok, pior é que foi mesmo, pelo menos até o século 20, mas a gente tá aqui pra fazer correções de rota, certo? Como as citações ali não são apenas de pensadores ou cientistas pré-século 20 (ele cita artistas, autores, etc), penso que há um traço um tanto demasiadamente masculinista na formação do Edu, que cita apenas 2 mulheres na obra: Cecília Meirelles, com o poema "Ou isto ou aquilo" e a bioantropóloga Sarah Blaffer-Hrdy (que já citei várias vezes em minhas colunas e neste blog), citada nas notas ao final do livro. Da próxima vez que o encontrar pessoalmente, vou indicar Donna Haraway como leitura.

Ok. Feitas as ressalvas, preciso dizer que aprecio o empenho do Edu em explicar aspectos da economia para leigos (já li 2 outros livros dele, bons e gostosos de ler) e sua escrita é rica e elegante. Vou terminar o post com um trecho extraído de "O valor do amanhã", torcendo para que o "Homem moderno" de Giannetti encontre um dia o "Cyborg-FemaleMan-pós-moderno" de Haraway:

"O fato espantoso é que, apesar de toda a pretensa valorização da razão fria e de uma postura de completa objetividade diante das coisas, o ideal moderno é viver sob o mais metódico e fantasioso escapismo. É viver como se a morte não nos dissesse respeito. No ambiente moderno, secularizado e tecnicamente aparelhado, a experiência do "morrer antes de morrer" - elaboração subjetiva e madura da inevitabilidade da própria morte - foi estigmatizada como uma espécie de anomalia ou morbidez a ser banida do campo de atenção consciente. Na caverna high-tech do alheamento, sob o bombardeio de estímulos da grande metrópole, a sombra do efêmero ofusca a luz do mistério. A lâmpada elétrica apaga o céu noturno e o entretenimento eletrônico embala a morte-em-vida em que a consciência da morte adormece. O homem moderno cruza velozmente os ares, mas não mira o cosmos. Ele acumula anos adicionais de vida, mas evita pensar na eternidade - terror soberano -, que o apavora. Sendo morte e sua sombra os principais ´defeitos´ da vida - todo o resto, supostamente, a técnica e a razão remedeiam -, tudo se passa como se bastasse ignorá-las para que elas também nos ignorassem." © Eduardo Giannetti, em "O valor do amanhã"
 
03 fevereiro 2006
  Kanzi

Kanzi é um chimpanzé bonobo nascido em 23 de outubro de 1980, em Atlanta, Estados Unidos, no centro Yerkes, uma espécie de campo de concentração de inspiração menghélica para experiências com primatas não-humanos. Quando completou 6 meses de idade mudou-se com sua mãe adotiva (Matata) para o Language Research Center, um centro um pouco mais amigável, com experimentos menos cabulosos.

Ali, a doutora Sue Savage-Rumbaugh iniciou um experimento linguístico com Matata que consistia em relacionar o som de certas palavras a imagens desenhadas num tabuleiro para testar sua capacidade cognitiva. Mal imaginava a doutora que Kanzi, ali ao lado de Matata, quietinho, foi aprendendo tudo sem que ninguém o ensinasse. Logo Rumbaugh percebeu a enorme habilidade de Kanzi para relacionar as palavras que escutava aos símbolos no tabuleiro. Com tempo e treinamento, Kanzi desenvolveu uma extraordinária capacidade lingüística, dominando milhares de palavras e tornando-se capaz de formar frases inteiras, apenas apontando, sequëncialmente, os símbolos ali desenhados.

O experimento demonstrou que, se tivessem aparato vocal para desenvolver a fala (suas laringes não são capazes de vocalizar a variedade de sons da laringe humana), os chimpanzés bonobos poderiam perfeitamente balbuciar sentenças lógicas e compreensíveis, já que seus cérebros são capazes de formular sintaxes. Hoje, a dra. Sue Rumbaugh ensina 8 macacos superdotados em seu Great Apes Trust of Iowa, entre eles Panbanisha, irmã de Kanzi, que toca teclados e chegou a gravar com Paul McCartney e Peter Gabriel. Tá?

@

brinque você mesmo com um Lexigrama Interativo, disponibilizado pelo Great Apes Trust.
 
01 fevereiro 2006
  Pé Grande
© Robert Crumb
... lá no Bolacha Ilustrada desta semana.
 

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Cantora, compositora, colunista GLS e proto-escritora. Lésbica e feminista. Atualmente assina a coluna GLS da Revista da Folha no jornal Folha de S.Paulo e a coluna "Vange Leonel" no Mix Brasil.

mais informações:
BLOG Home
MySpace
Twitter


Vange Leonel

Criar seu atalho







ARQUIVOS
novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / abril 2006 / junho 2006 / julho 2006 / agosto 2006 / setembro 2006 / outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / dezembro 2007 / janeiro 2008 / fevereiro 2008 / março 2008 / abril 2008 / maio 2008 / junho 2008 / julho 2008 / agosto 2008 / setembro 2008 / outubro 2008 / novembro 2008 / dezembro 2008 / janeiro 2009 / fevereiro 2009 / abril 2009 / maio 2009 / julho 2009 / agosto 2009 / fevereiro 2010 / março 2010 / abril 2010 / setembro 2010 / outubro 2010 / novembro 2010 / fevereiro 2011 /






LIVROS
Balada para as Meninas Perdidas
Grrrls - Garotas Iradas
As Sereias da Rive Gauche




MEMÓRIAS DE UMA MULHER MACACA
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 6
Capítulo 7
Capítulo 8
Capítulo 9
Capítulo 10
Capítulo 11
Capítulo 12
Capítulo 13
Capítulo 14
Capítulo 15
Capítulo 16
Capítulo 17
Capítulo 18
Capítulo 19
Capítulo 20
Capítulo 21
Capítulo 22
Capítulo 23



CDs
Vermelho
Vange
NAU



TEATRO
As Sereias da Rive Gauche
Joana Evangelista



WEB
Mix Brasil
MOJO: Atrás do Porto...





Radio Liberdade
















BLOGS FAVORITOS
Cilmara
VAE
Marcia
Elisa
Pedro






Creative Commons License
Reproduçõees do conteúdo deste blog só serão permitidas se estiverem de acordo com as regras estabelecidas pela Creative Commons Attribution-NonCommercial 2.5 License.

Os textos da Coluna GLS, têm copyright da Folha de S.Paulo e só poderão ser reproduzidos sob permissão da empresa.




Powered by Blogger