03 fevereiro 2006
  Kanzi

Kanzi é um chimpanzé bonobo nascido em 23 de outubro de 1980, em Atlanta, Estados Unidos, no centro Yerkes, uma espécie de campo de concentração de inspiração menghélica para experiências com primatas não-humanos. Quando completou 6 meses de idade mudou-se com sua mãe adotiva (Matata) para o Language Research Center, um centro um pouco mais amigável, com experimentos menos cabulosos.

Ali, a doutora Sue Savage-Rumbaugh iniciou um experimento linguístico com Matata que consistia em relacionar o som de certas palavras a imagens desenhadas num tabuleiro para testar sua capacidade cognitiva. Mal imaginava a doutora que Kanzi, ali ao lado de Matata, quietinho, foi aprendendo tudo sem que ninguém o ensinasse. Logo Rumbaugh percebeu a enorme habilidade de Kanzi para relacionar as palavras que escutava aos símbolos no tabuleiro. Com tempo e treinamento, Kanzi desenvolveu uma extraordinária capacidade lingüística, dominando milhares de palavras e tornando-se capaz de formar frases inteiras, apenas apontando, sequëncialmente, os símbolos ali desenhados.

O experimento demonstrou que, se tivessem aparato vocal para desenvolver a fala (suas laringes não são capazes de vocalizar a variedade de sons da laringe humana), os chimpanzés bonobos poderiam perfeitamente balbuciar sentenças lógicas e compreensíveis, já que seus cérebros são capazes de formular sintaxes. Hoje, a dra. Sue Rumbaugh ensina 8 macacos superdotados em seu Great Apes Trust of Iowa, entre eles Panbanisha, irmã de Kanzi, que toca teclados e chegou a gravar com Paul McCartney e Peter Gabriel. Tá?

@

brinque você mesmo com um Lexigrama Interativo, disponibilizado pelo Great Apes Trust.
 
Comments:
Os macacos serviram para provar o que eu já tinha certeza...
É de uma irrelevância tudo que Paul McCartney e Peter Gabriel fizeram,que até macaco faz igual(talvez até melhor).
OBS:Brincadeira(risos),adorei o texto!!!!!
Beijão
 
Mais uma evidência de que os humanos estão mais próximo dos macacos do que muitas vezes se crê. Em especial aqueles humanos bem primitivos como são todos os fundamentalistas,nomeadamente os religiosos. O caminho das pessoas deve ser sempre evoluir espiritualmente e nunca regredir.
Uma magnífica semana para você!
Black Bird
www.civilizacoesnasombra.blogger.com.br
 
BBird, anônimo, obrigada! Só queria dizer uma coisa pra vcs: eu considero imensamente meus irmãos e irmãs macacas. Às vezes os julgo superiores, outras vezes iguais a nós. Nós apenas falamos mais e interpretamos demais, hahahaha...
 
Tem razão, Vange. Pensando bem, os humanos nunca deveria menosprezar os animais, pois são criaturas viventes tal como nós, que sentem como nós sentimos e que tem tb uma teia de relacionamentos e vivências próprias que devem merecer todo o respeito. Afinal, na morte, em que difere um humano de qualquer criatura viva? Nada, pois nenhum deles é imortal, daí que essa nossa fragilidade comum e a nossa maior capacidade racional deveriam servir para termos muito mais respeito pelos nossos irmãos animais. Black Bird
 
pessoalmente, acho que mesmo sem uma série de fonemas, Panbanisha canta melhor que eu.
 
BBird, nós e os chimps temos 98% dos genes em comum, isso diz muito, né?

Chachá, tenho certeza que vc toca melhor seus instrumentos, hahahaha...
 
Postar um comentário



<< Home

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Cantora, compositora, colunista GLS e proto-escritora. Lésbica e feminista. Atualmente assina a coluna GLS da Revista da Folha no jornal Folha de S.Paulo e a coluna "Vange Leonel" no Mix Brasil.

mais informações:
BLOG Home
MySpace
Twitter


Vange Leonel

Criar seu atalho







ARQUIVOS
Novembro 2005 / Dezembro 2005 / Janeiro 2006 / Fevereiro 2006 / Março 2006 / Abril 2006 / Junho 2006 / Julho 2006 / Agosto 2006 / Setembro 2006 / Outubro 2006 / Novembro 2006 / Dezembro 2006 / Janeiro 2007 / Fevereiro 2007 / Março 2007 / Abril 2007 / Maio 2007 / Junho 2007 / Julho 2007 / Agosto 2007 / Setembro 2007 / Outubro 2007 / Novembro 2007 / Dezembro 2007 / Janeiro 2008 / Fevereiro 2008 / Março 2008 / Abril 2008 / Maio 2008 / Junho 2008 / Julho 2008 / Agosto 2008 / Setembro 2008 / Outubro 2008 / Novembro 2008 / Dezembro 2008 / Janeiro 2009 / Fevereiro 2009 / Abril 2009 / Maio 2009 / Julho 2009 / Agosto 2009 / Fevereiro 2010 / Março 2010 / Abril 2010 / Setembro 2010 / Outubro 2010 / Novembro 2010 / Fevereiro 2011 /






LIVROS
Balada para as Meninas Perdidas
Grrrls - Garotas Iradas
As Sereias da Rive Gauche




MEMÓRIAS DE UMA MULHER MACACA
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 6
Capítulo 7
Capítulo 8
Capítulo 9
Capítulo 10
Capítulo 11
Capítulo 12
Capítulo 13
Capítulo 14
Capítulo 15
Capítulo 16
Capítulo 17
Capítulo 18
Capítulo 19
Capítulo 20
Capítulo 21
Capítulo 22
Capítulo 23



CDs
Vermelho
Vange
NAU



TEATRO
As Sereias da Rive Gauche
Joana Evangelista



WEB
Mix Brasil
MOJO: Atrás do Porto...





Radio Liberdade
















BLOGS FAVORITOS
Cilmara
VAE
Marcia
Elisa
Pedro






Creative Commons License
Reproduçõees do conteúdo deste blog só serão permitidas se estiverem de acordo com as regras estabelecidas pela Creative Commons Attribution-NonCommercial 2.5 License.

Os textos da Coluna GLS, têm copyright da Folha de S.Paulo e só poderão ser reproduzidos sob permissão da empresa.




Powered by Blogger