15 maio 2007
  Dona Flor Nigeriana
coluna GLS publicada na Revista da Folha em 06/05/2007

por Vange Leonel


A notícia recente de um casamento na cidade de Kano, Nigéria, chamou a atenção pelo inusitado.

A senhora Aunty Mauduguri realizou uma cerimônia com 2.000 convidados para celebrar sua união poligâmica com outras quatro mulheres. Segundo nota da BBC, elas seriam atrizes de Nollywood, indústria local de cinema e vídeo em franco desenvolvimento. De fato, testemunhas relataram que vários artistas compareceram aos festejos que duraram dois dias.

Jamilu Garba, um dos convidados, afirmou que uniões do tipo estão se tornando comuns em Kano. Disse também que a publicidade em torno do suntuoso casamento de Mauduguri mostra que os locais estão cada vez mais dispostos a enfrentar leis proibitivas (a poligamia é aceita, mas a homossexualidade é condenada pelo Estado e pelo islamismo, religião de peso no país).

A reação das autoridades foi imediata e rigorosa. Mauduguri e as "esposas" tiveram suas prisões decretadas e o teatro onde se casaram foi demolido.

Foragida, Mauduguri deu entrevista ao jornal nigeriano "Daily Trust" negando ser lésbica. Disse ser vítima da calúnia de invejosos e que uma das supostas esposas seria, na verdade, sua irmã de sangue: "Como poderia me casar com ela?" Juntas, as moças resolveram processar as rádios locais e seus informantes por difamação.

Numa sociedade repleta de proibições, penas severas e homossexualidade secreta surgem relatos contraditórios. Qual a verdade? Talvez nunca saibamos. Mas seja qual for, a história é digna de Nollywood.

© Folha de S.Paulo

Marcadores:

 
Comments:
Vange, isso dá um roteiro e dos bons. Quem sabe um texto para uma nova peça?

É mesmo triste que a sociedade e a mídia venham nos apenar com preconceitos e desinformação.
Mas ainda bem que temos Vange Leonel! (Vc sabia que, acima dos 30, eu nem tinha noção que havia os rapazes FTM?)

Carioca mais caipira que eu sou . . .
 
Falando nisso, onde a gente encontra o seu livro "Lésbicas," de 1999, pela editora Velocípede?
 
Desconhecia esta situação...é horrível a homofobia que ainda reina em inúmeros países. Tem razão, é mt difícil saber a verdade num mundo onde os mass media mts vezes são os primeiros a desinformar as sociedades e a deformar as mentalidades...
Apesar da luta contra o conservadorismo e a ignorância ser uma tarefa demasiado árdua, ela tem de continuar e cada um/a deve dar seu contributo mesmo por pequeno que seja para libertar as mentes. O progresso da Humanidade pode ser por vezes adiado, mas ele não pode ser travado eternamente!
Black Bird
www.civilizacoesnasombra.blogger.com.br
 
talvez não seja caso para pôr em causa a veracidade da notícia, uma vez que, em África, muitas são as tentativas de saída do armário conhecidas que resultam num total desastre.
o facto de nos sentirmos livres e senhoras dos nossos narizes não significa que os outros vejam em nós seres humanos de pleno direito. isso é especialmente verdade se sairmos do 'quase' seguro cantinho representado pela Europa, América do Norte e algumas capitais mundiais.
Kano não é, com certeza, um modelo de modernidade e África é, sem dúvida alguma, um local em que as mulheres devem temer pela sua integridade física.
é lamentável o que aconteceu com a actriz, mas o mais provável é, de facto, ter sentido uma falsa segurança pelo facto de ser famosa e bem sucedida.
mas mesmo as famosas e bem sucedidas dos países evoluídos se queixam do preço que têm de pagar pelas suas opções.
erramos todas, com maiores ou menores consequências registadas em virtude da nossa 'ousadia'. mas o que é realmente vergonhoso é que haja tantos homens iguais aos de Kano no 'primeiro mundo' e que desenvolvam discursos magistrais sobre a igualdade e os direitos, para no fim não mexerem um dedo quando a discriminação realmente acontece.
 
Oie, Vange
Vc arranja coisas do baú, hein?
Isso é q é uma pesquisadora!
Eu, particularmente, sou muito fiel à minha gatinha - p mim só existe ela (e vice-versa)
Bjs
 
Vernita, o livro "Lésbica" teve uma tiragem super limitada, acredito que não se encontre em lugar nenhum.

BBird, tentei acompanhar esse episódio através do jornal local via internet... eram muitas as versões e os desmentidos. Como disse Tangas, em Kano as mulheres provavelmente temem por sua integridade física e por isso nenhuma informação consegue ser devidamente checada.

Tangas, já estou no Brasil. Espero seu email para fazermos aquelas entrevistas, ok? (e concordo consigo, os países de primeiro mundo estão repletosde homens iguais aos de Kano...)

Estrela, li uma notinha sobre esse casamento nigeriano num pé de página de jornal (a notícia havia sido distribuída pela Reuters) e fui atrás pra saber mais.

beijos a todas!!
 
Postar um comentário



<< Home

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Cantora, compositora, colunista GLS e proto-escritora. Lésbica e feminista. Atualmente assina a coluna GLS da Revista da Folha no jornal Folha de S.Paulo e a coluna "Vange Leonel" no Mix Brasil.

mais informações:
BLOG Home
MySpace
Twitter


Vange Leonel

Criar seu atalho







ARQUIVOS
Novembro 2005 / Dezembro 2005 / Janeiro 2006 / Fevereiro 2006 / Março 2006 / Abril 2006 / Junho 2006 / Julho 2006 / Agosto 2006 / Setembro 2006 / Outubro 2006 / Novembro 2006 / Dezembro 2006 / Janeiro 2007 / Fevereiro 2007 / Março 2007 / Abril 2007 / Maio 2007 / Junho 2007 / Julho 2007 / Agosto 2007 / Setembro 2007 / Outubro 2007 / Novembro 2007 / Dezembro 2007 / Janeiro 2008 / Fevereiro 2008 / Março 2008 / Abril 2008 / Maio 2008 / Junho 2008 / Julho 2008 / Agosto 2008 / Setembro 2008 / Outubro 2008 / Novembro 2008 / Dezembro 2008 / Janeiro 2009 / Fevereiro 2009 / Abril 2009 / Maio 2009 / Julho 2009 / Agosto 2009 / Fevereiro 2010 / Março 2010 / Abril 2010 / Setembro 2010 / Outubro 2010 / Novembro 2010 / Fevereiro 2011 /






LIVROS
Balada para as Meninas Perdidas
Grrrls - Garotas Iradas
As Sereias da Rive Gauche




MEMÓRIAS DE UMA MULHER MACACA
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 6
Capítulo 7
Capítulo 8
Capítulo 9
Capítulo 10
Capítulo 11
Capítulo 12
Capítulo 13
Capítulo 14
Capítulo 15
Capítulo 16
Capítulo 17
Capítulo 18
Capítulo 19
Capítulo 20
Capítulo 21
Capítulo 22
Capítulo 23



CDs
Vermelho
Vange
NAU



TEATRO
As Sereias da Rive Gauche
Joana Evangelista



WEB
Mix Brasil
MOJO: Atrás do Porto...





Radio Liberdade
















BLOGS FAVORITOS
Cilmara
VAE
Marcia
Elisa
Pedro






Creative Commons License
Reproduçõees do conteúdo deste blog só serão permitidas se estiverem de acordo com as regras estabelecidas pela Creative Commons Attribution-NonCommercial 2.5 License.

Os textos da Coluna GLS, têm copyright da Folha de S.Paulo e só poderão ser reproduzidos sob permissão da empresa.




Powered by Blogger